Tour Triangle: Paris terá novo arranha-céu em forma de triângulo

por Canal da Engenharia
1.855 views

Depois de uma longa batalha judicial, a empresa de arquitetura Herzog & de Meuron conseguiu uma licença com o tribunal administrativo francês para a construção de um arranha-céu em formato triangular bem no centro de Paris.

Desde 2008, o projeto da torre Tour Triangle (Torre do Triângulo) tem tramitado entre disputas legais, dificuldades financeiras e opiniões divididas de membros do governo e da própria população.

No entanto, segundo o jornal francês Le Monde, o projeto recebeu recentemente o apoio financeiro da seguradora AXA, que planeja o início das obras ainda para o final de 2021.

Mas o anúncio não pôs fim à polêmica que ronda o projeto, e na prefeitura os opositores continuam sendo a maioria.

O projeto

Os planos para a torre são que ela seja, na verdade, uma cidade de 180 metros de altura, espalhada por 42 andares, e com um custo de construção calculado em 800 milhões de dólares.

Em seu projeto, os idealizadores planejaram um centro de saúde, creche, restaurantes, hotéis e outras lojas, para oferecer aos habitantes de Paris todas as vantagens da cidade, agrupadas em uma única estrutura.

Ela será a terceira torre mais alta de Paris, perdendo para a Torre Eiffel (324 metros) e para o edifício de escritórios Tour Montparnasse (210 metros).

A torre foi projetada para se fundir na paisagem parisiense, graças às milhares de placas de vidro que irão refletir o ambiente ao redor.

Tour Triangle iluminada. Fonte: The Architect’s Newspaper/Herzog & de Meuron.
rendering of a pyramid-shaped glass skyscraper and the paris skyline
A Tour Triangle está planejada para o 15º Arrondissement, um bairro densamente povoado e em grande parte residencial na margem esquerda do Sena, no sudoeste de Paris. Fonte: The Architect’s Newspaper/Herzog & de Meuron.
Triangular skyscraper
Devido ao seu formato, a silhueta da torre pode variar em diferentes ângulos. Fonte: Dezeen.

Dependendo do ângulo de visão, a pirâmide poderá será vista tão estreita que parecerá um triângulo.

Inspirado nas pirâmides em forma de escada, os diferentes pisos que compõem o edifício envidraçado vão conferir várias claraboias em toda a sua superfície.

O projeto prevê terraços e painéis fotovoltaicos para promover a produção de energias renováveis.

Cada andar será ligado aos demais através de escadas helicoidais, para que a circulação seja super fluida por dentro da torre.

O novo arranha-céu deve ficar pronto em 2026. Fonte: Herzog & de Meuron/divulgação.

A polêmica

Embora não seja excessivamente alta, como os arranha-céus de Nova York por exemplo, a torre é altíssima para os parâmetros de Paris, que não vê uma construção tão alta assim desde a Tour Montparnasse, construída em 1973.

A Tour Montparnasse também foi recebida com polêmica na sua conclusão em 1973, justamente por estar completamente fora de escala com o resto da cidade, e permanece um objeto de desprezo até hoje por grande parte dos parisienses.  

Embora o projeto tenha sido aprovado, esforços de última hora para o bloqueio da obra – que nem começou – já estão em andamento.

Não só o tamanho, mas a sua forma triangular também gerou reações desfavoráveis. A Agence France-Presse disse que o edifício se parece mais com “uma fatia alongada gigante de chocolate Toblerone”.

Os partidos políticos também estão bem divididos. Por um lado, alguns declaram que a torre será uma “aberração ecológica”, enquanto que outros são amplamente favoráveis, observando que o projeto será um ativo para o desenvolvimento econômico e poderá gerar mais de 5.000 empregos durante sua construção.

A SOS Paris, uma associação que defende o patrimônio arquitetônico da cidade, disse que a construção da torre exigiria o uso de três a quatro vezes mais concreto e aço do que um novo edifício parisiense típico, e que sua forma irregular aumentaria significativamente o consumo de energia.

Embora muitos vejam o Tour Triangle como um pesadelo ambiental, seus desenvolvedores elogiaram a parte “verde” do edifício, e em um comunicado à imprensa ressaltam que a torre irá incorporar os mais altos padrões de construção ambiental, visando várias certificações ambientais inclusive.  

Quer saber mais sobre edifícios da Europa? ⬇️⬇️⬇️

https://www.youtube.com/watch?v=ZDfmmykaL64&t=41s&ab_channel=OCanaldaEngenharia

Fontes e referências:

Herzog & de Meuron’s Tour Triangle set to begin construction in Paris. Dezeen. 19 de novembro, 2021.

Le Projet Triangle by Herzog & de Meuron. Dezeen. 29 de setembro, 2008.

A Paris, regain de controverses autour de la future tour Triangle. Le Monde. 16 de novembro, 2021.

Paris vai ganhar um enorme arranha-céu em forma de triângulo. B9 negócios. 19 de novembro, 2021.

Herzog & de Meuron’s Tour Triangle is moving forward, dividing Parisians. The Architects Newspaper. 15 de novembro, 2021.

Você pode se interessar por

Deixe uma resposta