Tecnologia no canteiro de obras: conheça os canteiros inteligentes

489 0
conteiro

A China já deu o primeiro passo. Em 2020, lançou o primeiro canteiro de obras chamado de “canteiro inteligente” do mundo.

O nome faz jus ao que ele é: um canteiro de obras onde tecnologia, gestão, segurança do trabalho e controle de qualidade se entrelaçam e geram eficiência.

Vamos ver como funcionam esses canteiros e a perspectiva aqui para o Brasil.

Canteiros Inteligentes. O que são eles?

Podemos dizer que o canteiro inteligente é aquele digitalizado, que possui camadas digitais que são interligadas entre si, como se a obra fosse uma coisa só.

Para isso, muitas tecnologias diferentes podem ser exploradas: drones, sensores, câmeras, realidade aumentada, robôs, softwares, tudo isso interligado através de uma ótima internet.

O Exemplo Chinês

Para exemplificar, vamos entender o canteiro inteligente chinês. A obra foi a construção de um distrito comercial, em Pequim, que começou em maio de 2020.

Trabalhadora do canteiro de obras inteligente chinês, com óculos 5G. Fonte: CGTN/China

Com 40 trabalhadores, o componente principal da obra foi a internet 5G, com uma rede que transmite dados a 10 GB por segundo.

Essa velocidade permitiu uma série de controles em toda a obra, como por exemplo os EPIs (equipamentos de proteção individual) dos operários, que foram adaptados com sensores vinculados à Inteligência Artificial, e que monitoravam temperatura, pressão arterial e frequência cardíaca, tudo em tempo real.

Outra novidade foi a utilização dos óculos 5G pelos funcionários da obra, que forneciam informações de localização de cada pessoa em tempo real.

Além disso, a obra toda foi monitorada por drones, que passavam imagens para uma central de engenheiros civis, que podiam checar todas as partes da construção e intervir rapidamente nas áreas com problemas.

A obra chinesa ainda contou com o monitoramento constante das máscaras dos funcionários, já que a obra iniciou durante a pandemia da COVID-19.

Além da China, neste ano de 2021 o governo de Moscou, capital da Rússia, disse que vai testar um canteiro inteligente para a construção de uma cidade inteligente.

A obra em questão será no distrito de Metrogorodok, ao leste de Moscou, e contará com várias inovações: sistemas de supervisão de funcionários, passaportes digitais para construtores, sistemas de vigilância por vídeo, controle digital da eliminação de resíduos de construção e demolição, além de, é claro, controle de toda a obra por drones.

E o Brasil?

O Brasil tem tudo para explorar essa novidade, e já existem empresas apostando e até colhendo frutos da integração digital.

A própria gestão de obras, a tecnologia BIM (Building Information Modeling), os pacotes de internet com boas velocidades e os dispositivos móveis já estão em muitos canteiros de obras por aí no Brasil, e os resultados são vistos pelas empresas em termos de economia, rapidez e cuidado com o funcionário.

Recentemente, o Brasil vem tentando espalhar essas inovações, através de decretos para implantar o uso da tecnologia BIM e incentivos fiscais para espalhar o uso da internet das coisas (IoT), por exemplo. 

No entanto, podemos dizer que os grandes desafios para um canteiro inteligente brasileiro passam pela capacitação dos trabalhadores e pela aderência das novas tecnologias pelas empresas.

E você, o que acha? Será que no futuro teremos drones sob nossas cabeças em todas as obras que visitarmos? Deixe seu comentário aqui, compartilhe com a gente!

Referências

Edirisinghe, R. Digital skin of the construction site: smart sensor technologies towards the future smart construction site. Eng. Constr. Archit. Manag. 2019.

Liu, Y.; Wang, P. China’s first 5G smart construction site. China Global Television Network. Em: https://news.cgtn.com/news/2020-05-17/China-s-first-5G-smart-construction-site-QzrdRBm7Ti/index.html. 2020.

Brasil. Decreto 10.306/2020. Em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/decreto-n-10.306-de-2-de-abril-de-2020-251068946.

Ministério das Comunicações. Governo Federal sanciona Lei que impulsionará a Internet das Coisas no país. In: https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2020/dezembro/governo-federal-sanciona-lei-que-impulsionara-a-internet-das-coisas-no-pais. 2020.

Wordsworth, S. Smart construction site experiment underway in Moscow. Em: Industrial Vehicle Technology International. https://www.ivtinternational.com/news/connectivity/smart-construction-site-experiment-underway-in-moscow.html. 2021.

Deixe uma resposta