Tecnologia digital está ajudando a reconstruir a catedral de Notre-Dame

814 0

Mais de dois anos depois do trágico incêndio, a catedral mais famosa de Paris, França, está recebendo ajuda da tecnologia na sua reconstrução.

O órgão público estabelecido para supervisionar a reconstrução da catedral anunciou uma parceria com a Autodesk.

Em 15 de abril de 2019, um incêndio devastador acabou danificando extensivamente seu telhado e derrubando sua torre.

Catedral de Notre-Dame durante o incêndio de 2019. Fonte: GodefroyParis, CC BY-SA 4. Via Wikimedia Commons.

A catedral do século 12 estava passando por um projeto de reforma para reparar rachaduras na estrutura de pedra, quando o incêndio aconteceu.

Enquanto os bombeiros combatiam o incêndio, a icônica torre da catedral desabou, seguida pelo colapso de uma grande seção do telhado. A torre tinha 250 toneladas de chumbo e 96 metros de altura.

A causa do incêndio ainda não está clara, mas as autoridades sugeriram que pode estar relacionado ao trabalho de reforma.

Restauração tecnológica

Em uma tentativa de ajudar na reconstrução, a Autodesk foi contratada para desenvolver uma versão digital da catedral.

Os dados criados usando tecnologias de captura de realidade antes do incêndio permitiram à Autodesk criar um modelo 3D BIM da Catedral de Notre-Dame de como ela existia antes do evento catastrófico.

A Autodesk então usou scans de captura de realidade recentes para criar modelos 3D pós-fogo para comparação.

O uso da Modelagem de Informações de Construção (BIM) vai criar um registro digital histórico para maior resiliência em eventos futuros e restauração.

Modelo 3D da Catedral. Fonte: Autodesk/divulgação.
Detalhe do modelo. Fonte: Autodesk/divulgação.

A página Amigos de Notre-Dame Paris fornece atualizações sobre a reconstrução.

O trabalho no projeto de renovação foi interrompido no ano passado devido às restrições causadas pela pandemia do coronavírus, no entanto, ainda está dentro do prazo inicial de cinco anos para que possa reabrir a tempo de Paris sediar as Olimpíadas de 2024.

Fonte:

Notre-Dame ‘reborn’ with Autodesk digital twin technology. Construction Global. Em: constructionglobal.com/digital-construction/notre-dame-reborn-autodesk-digital-twin-technology. Abril, 2019.

Deixe uma resposta