Suécia produz primeiro aço livre de combustíveis fósseis do mundo

869 0

A empresa SSAB da Suécia diz que “produziu o primeiro aço livre de fósseis do mundo” e começou a entregá-lo ao Grupo Volvo, seu primeiro cliente.

A Volvo disse que começará a usar o aço em seu processo de fabricação a partir deste ano. Os planos são para o início da produção em série em menor escala durante 2022 e para uma escalada gradual em direção à produção em massa a seguir.

Aço “fossil-free”. Fonte: SSAB/divulgação.

A notícia representa o mais recente desenvolvimento para o projeto Hybrit, que foi criado em 2016 e é propriedade da SSAB, Vattenfall e LKAB, um grupo de companhias de mineração.

Tanto a Vattenfall quanto a LKAB são propriedade da Suécia. A ideia subjacente ao Hybrit é usar “hidrogênio 100% livre de fósseis” em vez de carvão na produção de aço.

“O primeiro aço livre de fósseis do mundo não é apenas um avanço para a SSAB, ele representa a prova de que é possível fazer a transição e reduzir significativamente a pegada de carbono global da indústria do aço. Esperamos que isso inspire outras pessoas a também querer acelerar a transição verde”, disse Martin Lindqvist, presidente e CEO da SSAB.

Produção atual de aço

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), o setor de ferro e aço é responsável por 2,6 gigatoneladas de emissões diretas de dióxido de carbono a cada ano.

Em 2019, esse número foi superior às emissões diretas de setores como cimento e produtos químicos.

A IEA acrescenta que o setor siderúrgico é “o maior consumidor industrial de carvão, que fornece cerca de 75% de sua demanda de energia”.

Outros projetos pelo mundo

O Hybrit não é o único projeto que busca mitigar os efeitos da produção de aço. Outro, H2 Green Steel, planeja construir uma unidade de produção de aço no norte da Suécia, que será alimentada por uma planta de hidrogênio “verde”.

No início deste ano, a montadora alemã BMW disse que começou a fornecer e usar alumínio produzido com energia solar.

Nos Estados Unidos, uma startup liderada por um pesquisador brasileiro pretende substituir o uso de fornos para a produção de aço por eletricidade. O processo, conhecido como MOE (Molten Oxide Electrolysis), usa eletricidade para a transformação de metais.

Fonte:

‘World’s first fossil-free steel’ produced in Sweden and delivered to Volvo”. CNBC News. 19 de agosto, 2021.

Deixe uma resposta