Sobrado, casa ou apartamento? Veja quais são as novas preferências dos brasileiros

251 0
casa, apartamento e sobrado

As construtoras e o mercado imobiliário estão se adaptando às novas necessidades dos brasileiros pós pandemia.

O gosto pelos apartamentos mais compactos e quitinetes seguiam um crescimento até o início da pandemia da Covid-19 em 2020.

De lá pra cá, no entanto, com a necessidade de trabalho home office e mais espaço para lidar com as crianças em casa, as famílias brasileiras têm buscado ambientes mais amplos e confortáveis.

Além disso, a procura por compra vem avançando em relação ao aluguel. De acordos dados do Indicador Imobiliário Nacional, no primeiro trimestre de 2021 as vendas de imóveis novos subiram 27,1% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Mas o que está sendo procurado?

Ambientes abertos, mais contato com a natureza e mais espaço para trabalho e lazer. O novo interesse dos brasileiros é por casas com quintais, sobrados com espaços muito bem aproveitados e apartamentos mais amplos que tenham escritório e varanda.  

Mais espaço

Segundo levantamento realizado pelo site de vendas e aluguéis ImovelWeb, a procura por empreendimento com área para escritório cresceu 83% comparando maio de 2020 a maio de 2019. Nesse sentido, os apartamentos maiores e os sobrados vêm ganhando destaque.

Contato com a natureza

O levantamento do ImovelWeb também revelou alta na procura por imóvel com quintal. Em maio de 2020 houve um aumento de 96% nas buscas por imóvel com área externa, como casas únicas, casas geminadas e sobrados, comparando com o mesmo período de 2019.

Além disso, terrenos no interior também estão em alta. Em janeiro de 2021, a busca por terrenos só no interior do estado de São Paulo foi 129% maior que no mesmo período de 2020.  

Varanda

O Relatório da Imovelweb ainda apontou que o apartamento queridinho do brasileiro é o com varanda gourmet. Esse tipo de apartamento teve um aumento de buscas de 128% em julho de 2020, comparando com julho de 2019.

Imóveis de alto padrão

Outro fato interessante é que número de lançamentos de empreendimentos de alto padrão cresceu em 27% no geral do mercado imobiliário brasileiro, segundo o Sindicato da Habitação (Secovi). O Secovi também mostra que o mercado imobiliário de alto padrão brasileiro cresce a um ritmo de 20% ao ano.

Fontes:

Intenção de compra de imóveis continua estável em 2021. Em: https://cbic.org.br/industriaimobiliaria/2021/05/25/intencao-de-compra-de-imoveis-continua-estavel-em-2021-diz-cbic/

Busca por imóveis com varanda cresce 2020. Em: https://www.imovelweb.com.br/noticias/imovelweb-index/imprensa/busca-por-imoveis-com-varanda/

Imóveis Alto Padrão. Em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/informe-comercial/2021/05/procura-por-imoveis-de-alto-padrao-cresce-durante-a-pandemia-ckp4dpvym006x018me4331l7u.html

Indicadores Imobiliários Nacionais 1T 2021. Em: http://www.cbicdados.com.br/menu/home/indicadores-imobiliarios-nacionais-1o-trimestre-de-2021

Deixe uma resposta