Segurança do Trabalho: você sabe o que é Indução ao Comportamento Seguro?

1366 1

*Redação produzida por Gabriel Garcia Moreno/SP

Embora hoje as grandes indústrias estejam engajadas em segurança do trabalho, ainda é possível observar que os indicadores de acidentes só avançam, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Contudo, o que de fato estamos fazendo para suportar o zero acidente?

Por outro lado, temos diversos motivos para que os acidentes não ocorram, gostaria de fazer uma analogia com vocês de uma história que conheci a alguns anos atras. Vamos lá?  

Em um determinado dia, um antropólogo estudando usos e costumes de um povo africano observou algumas crianças brincando, e aplicou uma dinâmica entre elas. Ele pegou um pacote de balas e amarrou em uma arvore e disse as crianças – Irei contar até três, no já quem chegar primeiro até o pacote, ganhará todas as balas.

O antropólogo iniciou a contagem – Um, dois, três e “JÁ”. No já as crianças juntas pegaram umas nas mãos das outras e foram juntas até o pacote de balas e comemoram juntas.

Ao ver aquela cena ele ficou totalmente chocado, e perguntou para uma das meninas que estava junto com aquelas crianças o porquê haviam feito aquilo; a menina com sorriso no rosto respondeu:

Ubuntu tio; como uma de nós ficaria feliz se todas as outras ficariam tristes?

Ubuntu significa sou quem sou porque somos todos nós!

Ubuntu é uma filosofia africana, presente na cultura de alguns grupos que habitam a África Subsaariana, e seu significado refere-se à humanidade com os outros. Ubuntu significa generosidade, solidariedade, compaixão com os necessitados, e o desejo sincero de felicidade e harmonia entre os seres humanos.

A analogia que quero fazer é que devemos nos preocupar uns com os outros, e quando o assunto é segurança do trabalho é necessário pensarmos que uma forma de cuidar do próximo é mostrar que a segurança dele vem em primeiro lugar.

Sempre temos a oportunidade de instruir de forma genuína as pessoas. A conscientização por meio do comportamento é algo indispensável, pois se não mudarmos nosso comportamento inseguro, as estatísticas de acidentes jamais declinarão.

Mas a pergunta é: que estamos fazendo para mudar nossos hábitos inseguros?

Dados da Organização Internacional do Trabalho, a OIT, apontam que mais de 2,3 milhões de pessoas morrem anualmente devido à acidente de trabalho ou doenças ocupacionais, o que equivale a 6.3 vítimas por dia ou uma morte a cada 15 segundos.

Ou seja; este exato momento foi o suficiente para que acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais tirassem a vida de mais algum trabalhador em algum lugar do planeta.

Embora existam muitos riscos em algumas indústrias, o maior dos controles é através da mudança dos hábitos inseguros.

Boa parte das empresas adotam programas para induzir ao comportamento seguro, porém, mesmo assim, os acidentes ainda ocorrem com frequência, tanto acidentes que incapacitam pessoas como doenças ocupacionais.

Mas onde estamos errando, afinal?

É importante ressaltar que segurança deve ser levada como um valor inegociável, nada é mais importante que isso, importante sempre lembrar que alguém sempre esperará por nós, todos os dias.

Para elevar a cultura de segurança em qualquer empresa, é preciso que o funcionário entenda os pequenos detalhes, um bom exemplo é sobre o ditado popular que diz o seguinte; – Eu dou meu sangue pela empresa; embora essa frase seja algo simbólico, é necessário entender que nossas palavras têm um enorme poder de persuasão, e removendo os pequenos detalhes inseguros, o restante do caminho se torna mais leve.

Comece você fazendo a diferença, mude seus hábitos ao invés de suas crenças, pois o mundo não muda com crenças ele muda com ações.

Comece hoje, comece agora!

O Canal da Engenharia convida vocês a realizarem um treinamento gratuito de Percepção de Risco, onde o aluno embarcará em uma incrível história que fará ele pensar nos detalhes que estamos fazendo hoje, em pró da segurança no trabalho.

Saiba mais ⬇️⬇️⬇️

…………………………………………………………………………………

Neste treinamento você embarcará em uma incrível história que fará você refletir sobre os valores da vida, entender os estímulos que impulsionam o acidente. Um conhecimento adquirido diferenciado para você, que alavancará sua carreira no mercado de trabalho.

Inscreva-se já, não perca essa oportunidade!

…………………………………………………………………………………

Quer saber mais sobre nossos cursos voltados à Segurança do Trabalho? É só acessar nosso novo Canal de Segurança do Trabalho!

1 comment

  1. Parabéns pelo Trabalho, meu amigo Gabriel! Texto muito esclarecedor.

Deixe uma resposta