Primeira passarela de aço impressa em 3D do mundo é inaugurada na Holanda

585 0

A primeira passarela de aço impressa em 3D do mundo foi inaugurada em Amsterdã, na Holanda.

A ponte, além de ter uma arquitetura moderna, está repleta de sensores de última geração que medem em tempo real como ela lida com o tráfego de pedestres.

Ela foi instalada em um dos canais mais antigos da cidade, e inaugurada pela Rainha Máxima holandesa na última quinta-feira, dia 15.

Projetada pelo designer holandês Joris Laarman, a estrutura futurística de 12 metros foi criada com um tipo de técnica de impressão 3D usando robôs de soldagem.

MX3D, a empresa que desenvolveu a tecnologia, disse que o design elaborado da ponte mostra as possibilidades da impressão 3D e da robótica na arquitetura.

Photo of Her Majesty Queen Máxima of the Netherlands walking over the bridge, which was installed over the canal
Rainha Máxima da Holanda inaugurando a ponte. Fonte: imperial.ac.uk.

As linhas fluidas da ponte, como mostradas na foto, foram criadas usando uma técnica de impressão 3D chamada manufatura aditiva de arame e arco, que combina robótica com soldagem.

AP Photo/Aleksandar Furtula
Linhas fluidas futurísticas. Fonte: euronews/AP Photo/Aleksandar Furtula.

Design inteligente


A ponte não é simplesmente atraente, também foi construída para ser inteligente.

Foram acoplados a ela diversos sensores que os pesquisadores do Imperial College London usarão para monitorar o estado da estrutura em tempo real e rastrear como ela pode mudar à medida que é usada por moradores e turistas.

“Isso nos ajudará a pensar sobre como as pessoas se comportam no espaço público, mas também como nossas pontes e nossos canais se desgastarão por causa dessas pessoas”, disse a vereadora da cidade de Amsterdã, Micha Mos.

Os dados iluminarão arquitetos e engenheiros em todo o mundo, respondendo a perguntas sobre o comportamento de longo prazo do aço impresso em 3D e seu uso potencial em projetos de construção futuros.

Veja o vídeo do Eng. Felipe Rodrigues, aqui do Canal da Engenharia, e saiba detalhes dessa incrível estrutura moderna:

Fonte:

Huet, N. The world’s first 3D-printed steel bridge has opened in Amsterdam. Em: www.euronews.com/next/2021/07/16/the-world-s-first-3d-printed-steel-bridge-has-opened-in-amsterdam. 16, Julho, 2021.

Imagens do projeto e perspectiva: Joris Laarman Lab/imperial.ac.uk

Deixe uma resposta