Ponte suspensa mais longa do mundo: veja o andamento da obra na Turquia

270 0

A construção da ponte Çanakkale 1915, na Turquia, atingiu um marco importante neste mês: a conclusão da montagem dos cabos principais.

A estrutura se tornará a ponte suspensa mais longa do mundo quando for concluída, com previsão para o próximo ano.

Alguns números e curiosidades

  • O vão da ponte (distância entre os dois pilares) será de 2023 metros, e essa metragem não é ao acaso. O número foi projetado propositalmente para ser igual ao ano do centenário da fundação da República da Turquia.
  • O número 1915 no nome está relacionado à Vitória Naval Turca em 18 de março de 1915, durante as operações navais na Campanha de Gallipoli.
  • O comprimento total da ponte está planejado para 3563 metros.
  • Durante a construção, foram montados 288 cabos de aço entre as duas torres, que tem 318 metros de altura cada uma.
  • Em maio, um guindaste flutuante, com capacidade de 5000 toneladas, foi utilizado para montar os blocos do convés, e os primeiros 87 deles já foram colocados em uma das plataformas de trabalho.

A equipe do projeto lançou recentemente um vídeo que mostra o progresso da obra, com a finalização dos cabos principais e o início da construção do convés da ponte. Veja:

Fonte: Claire, S. Main cable assembly completed on world’s longest suspension bridge. NewCivilEngineer. Em: www.newcivilengineer.com/latest/main-cable-assembly-completed-on-worlds-longest-cable-stayed-bridge-13-07-2021/.

Imagem de Capa: Anadolu Agency (AA).

Deixe uma resposta