Ponte de aço de 5 mil toneladas é removida para reciclagem na Holanda

1005 0

Cerca de 6 mil pessoas assistiram à operação de remoção da Lekbrug Vianen, uma ponte de arco em aço, na Cidade de Vianen, Holanda.

As obras aconteceram no último domingo (21), e a saída da ponte em arco atraiu um grande público digitalmente (com transmissão ao vivo) e no local.

Como o pontão estava iluminado, foi possível acompanhar todo o processo da equipe de engenharia.

A empresa responsável, Mammoet, é especializada em engenharia de elevação pesada e transporte de grandes estruturas.

Chamada de ‘Dama de Ferro’, a ponte é de 1936, mas estava sem uso há 17 anos devido às duas novas pontes que foram abertas na autoestrada A2 perto de Vianen.

Depois que parou de ser usada, a ponte em arco não se tornou um monumento e não recebeu uma nova função. No entanto, sua preservação custava dinheiro, por isso o governo decidiu removê-la do local.

Operação com ajuda da maré

Para erguer a ponte, os engenheiros construíram um grande sistema de pórtico que levantaria o arco. Oito mastros foram montados em um pontão sob a ponte, que foram ligados a oito torres de elevação sobre ela. Na maré alta, o pontão assumiu o peso da ponte.

Operação de remoção da ponte, que ocorreu durante a noite. Fonte: Mammoet/divulgação.
Arco da ponte já removido, à caminho da desmontagem. Fonte: Menno Bausch Photography.

Nos próximos dias, o arco de aço será cortado em pedaços num porto próximo, e, em breve, a ponte será pequena o suficiente para ser levada (já em pedaços) para a demolição final no estaleiro Mammoet, em Schiedam. Lá, as peças de aço serão fatiadas em pedaços ainda menores e transportadas para processamento em aço bruto.

No entanto, nem toda a estrutura da ponte foi desmontada. Os grandes pilares foram preservados, já que eles fazem parte da Nova Linha de Água Holandesa e também servem como proteção para os pilares das pontes adjacentes.

Fontes:

Redundant 5,000t bridge removed for scrap. The Construction Index. 22 de novembro, 2021.

Five-thousand tonne steel bridge taken away for recycling in the Netherlands. Global Construction Review. 22 de novembro, 2021.

Deixe uma resposta