Parque Global: construção do radier da torre Regent exige força tarefa

148 0
armadura de uma viga

O Parque Global já é considerado o maior projeto imobiliário da América Latina.

Localizado em um terreno de 218 mil metros quadrados na Marginal Pinheiros em São Paulo (SP), o complexo imobiliário contará uma ampla área verde, 5 torres de Residências Internacionais, um shopping e um complexo de inovação, saúde e educação.

Perspectiva do futuro Parque Global, com as 5 torres residenciais à direita da figura. Fonte: divulgação/parqueglobal.com.br/

O empreendimento lançou sua terceira torre residencial (torre Prospect) no início deste ano, depois de ter vendido quase 100% das duas primeiras torres já no fim do ano passado.

Uma das torres já comercializadas no fim de 2020, chamada de Regent, contará com 47 andares e 162 apartamentos.

Nessa torre Regent, que está em construção, o que impressiona são os números da obra do que é chamado de radier, uma laje de concreto armado ou protendido que fica abaixo da construção e em contato direto com o solo.

Só para a concretagem do radier da torre, foram 2 meses e meio de execução e tudo foi dividido em três etapas. A força tarefa exigiu o fornecimento de concreto por duas usinas, uma de Jurubatuba e outra de Santo Amaro.

  • Na primeira etapa, foram lançados 1.120 m³ de concreto. Para isso, a obra utilizou 4 bombas-lança funcionando por 10 horas. Para o transporte de todo esse material, foram necessários nada menos que 140 caminhões-betoneira.
  • Na segunda etapa, 3 bombas-lança depositaram no solo 560 m³ de concreto, transportados por 70 veículos e por 6 horas.
  • Na terceira e última etapa, foram lançados 536 m³ de concreto utilizando 3 bombas-lança e 67 caminhões-betoneira.

Além de todo esse concreto das 3 etapas, a torre já havia recebido anteriormente cerca de 654 m³ de concreto para os poços dos elevadores.

Em números totais, a execução do radier da torre Regent demandou impressionantes 452 toneladas de aço e 2870 m³ de concreto.

Fonte:

Notícias/Grandes Construções. Em: grandesconstrucoes.com.br/Noticias/Exibir/edificio-com-47-pavimentos-exige-forca-tarefa-na-concretagem-da-fundacao

Deixe uma resposta