O que muda com o novo cabo de fibra óptica que liga Brasil-Europa

988 0

Foi inaugurado no início de junho um conjunto de cabos submarinos que ligam o Brasil a Portugal. A empresa Ellalink, é proprietária e operadora do serviços da fibra.

A nova tecnologia, com mais de 6 mil quilômetros de fibra óptica, deve proporcionar a estrutura necessária para suportar o volume de dados gerados pelas redes 5G, e vai acelerar muito a troca direta de informações entre a América do Sul e a Europa.

O novo cabo está ancorado na Praia do Futuro, em Fortaleza, e chega a uma profundidade de 5 quilômetros.

Ellalink Cable Map.jpg
Mapa mostrando os pontos de aterrissagem do cabo e outros locais principais. Fonte: Ellalink/Wwahgnerbp, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons.

O que vai mudar com o novo cabo

A nova estrutura custou 150 milhões de euros e, quando estiver em total funcionamento, deve reduzir em 50% o tempo de latência entre os continentes, que é como se chama o tempo de resposta na troca de dados.

Antes desse novo cabo, havia apenas um outro ligando o Brasil à Europa: o Atlantis 2, que está em operação desde o ano 2000 e, por ter uma capacidade bem limitada, é utilizado basicamente para telefonia.

O intercâmbio de dados entre Brasil e Europa tinha, até então, de passar pelos Estados Unidos primeiro.

5G e armazenamento em nuvem

A capacidade de troca de dados, com o novo cabeamento, pode se aproximar de 100 terabytes por segundo. Isso tornará viável a telefonia 5G no Brasil. E, além disso, deixará um cenário mais preparado para a futura tecnologia 6G, esperada para algum momento desta década.

O custo de operações também deve se tornar menor. Dessa forma, as companhias de telefonia e internet podem repassar melhores tarifas para o consumidor. Além disso, outro benefício deve ser uma estabilidade maior nos serviços de armazenamento em nuvem.

Melhor experiência em jogos online

Para o usuário comum de internet, a percepção da nova velocidade vai ser muito pequena. No entanto, as pessoas que praticam jogos online, por exemplo, provavelmente vão poder notar a diferença, porque o jogo pode ficar mais instantâneo, ou seja, com respostas mais imediatas.

EllaLink cable submarine
Cabo sendo instalado. Fonte: Atalayar/macaonews.org

Fonte:

Edison Veiga. O que representa a inauguração do cabo submarino que liga Brasil e Europa. CNN reportagem. Em:.cnnbrasil.com.br/business/2021/06/23/o-que-representa-a-inauguracao-do-cabo-submarino-que-liga-brasil-e-europa.

Deixe uma resposta