Noruega planeja construir primeiro túnel para navios do mundo

1021 0

Projetado para tornar o transporte marítimo mais seguro ao longo da costa oeste da Noruega, o túnel para navios chamado de Stad conectará a baía de Kjødepollen e Vanylvsfjorden, servindo de passagem para navios de carga e passageiros de até 16.000 toneladas.

A ideia é evitar as perigosas rotas de navegação ao redor da península de Stad, travessias famosas por condições marítimas imprevisíveis, vento, topografia complexa e naufrágios recorrentes.

O Stad Ship Tunnel terá 1,7 quilômetro de comprimento, 49 metros de altura e 36 metros de largura, com duas entradas de pedra.

Mapa do túnel de navios em Stad, Noruega - Reprodução/snohetta.com/ - Reprodução/snohetta.com/
Mapa do túnel de navios. Fonte: snohetta/divulgação.
Interior do túnel de navios em Stad, Noruega - Reprodução/snohetta.com/ - Reprodução/snohetta.com/
Projeto do túnel interno. Fonte: snohetta/divulgação.

A construção programada para começar em 2022 e o valor do projeto é estimado em 2,7 bilhões de coroas norueguesas (cerca de 312 milhões de dólares).

O custo desse projeto é polêmico, e alguns especialistas apontam que o benefício do túnel não compensaria esse tremendo valor pois as embarcações atuais teriam condições de lidar com as condições marítimas ruins da região.

No entanto, a Administração Costeira Norueguesa (NCA) recebeu uma carta de designação do Ministério dos Transportes e Comunicações para começar a preparar a construção do projeto.

“Se tudo correr conforme o planejado, o primeiro túnel para navios em escala real do mundo será concluído em 2025/2026”, disse em um comunicado Terje Andreassen, gerente temporário do projeto do Stad Ship Tunnel da NCA.

A expectativa é que cerca de 100 navios cruzem o túnel por dia, e a passagem será de mão única, alterando o sentido de hora em hora.

A construção exigirá a perfuração horizontal e a retirada de três milhões de metros cúbicos de rocha.

Imagem de capa:
Ilustração do conceito de um dos portais do proposto para o túnel. Kystverket/Snøhetta/Plomp, Public domain, via Wikimedia Commons.

Fontes:

World’s first full-scale ship tunnel” gets go ahead to be built in Norway. Dezeen. Março, 2021.

Felipe van Deursen. Noruega fará túnel de navios em mar que assustava até os vikings. Uol. Outubro, 2021.

Deixe uma resposta