Noruega lança primeiro cargueiro totalmente elétrico e autônomo do mundo

1153 0

Emissões zero e, em breve, tripulação zero: o primeiro navio de carga autônomo totalmente elétrico do mundo foi revelado na Noruega, um passo pequeno, mas promissor, para reduzir a pegada climática da indústria marítima.

O primeiro navio porta-contêineres totalmente elétrico e autônomo do mundo, de propriedade da fabricante de fertilizantes Yara (YAR.OL), está se preparando para navegar na costa sul da Noruega.

O navio Yara Birkeland tem 80 metros de comprimento e 3.200 toneladas, e pretende ser usado para substituir o transporte por caminhões entre a fábrica da Yara em Porsgrunn, no sul da Noruega, e seu porto de exportação em Brevik, a cerca de 14 km de distância por estrada, começando no próximo ano.

Estima-se que o uso do navio cortará 1.000 toneladas de emissões de carbono por ano, o equivalente a 40.000 viagens rodoviárias movidas a diesel, e deverá ser totalmente autônomo em até dois anos.

Construído pela Vard Norway, Kongsberg (KOG.OL) forneceu tecnologia chave, incluindo os sensores e integração necessários para operações remotas e autônomas.

O navio vai carregar e descarregar sua carga, recarregar suas baterias e também navegar sem envolvimento humano.

Os sensores serão capazes de detectar e entender rapidamente objetos como caiaques na água para que o navio possa decidir o que fazer para evitar bater em qualquer coisa.

O navio, que inicialmente fará duas viagens por semana, tem capacidade para transportar 120 contêineres de fertilizante por vez.

Ele será alimentado por baterias fornecidas pela Swiss Leclanche com 7 megawatts-hora em oito salas de bateria, o equivalente a 100 carros Tesla.

Fontes:

Yara debuts world’s first autonomous electric container ship. Reuters. 19 de novembro, 2021.

First electric autonomous cargo ship launched in Norway. Tech Xplore. 19 de novembro, 2021.

Deixe uma resposta