Minas Gerais tem prédio mais alto do Brasil em estrutura monolítica

1018 0

Com obras ainda em andamento no centro de Governador Valadares, Minas Gerais, o Ibituruna Tower deve ser inaugurado em 2023, e será o prédio brasileiro mais alto construído com uma estrutura monolítica de concreto, sem tijolos.

São 28 andares distribuídos em 83 metros de altura, e cada uma das 112 unidades possuirá dois quartos, suíte e sacada.

Conforme a empresa WR, responsável pelo empreendimento, a construção com estrutura monolítica é normalmente utilizada para prédios de até quatro andares, e garante mais rapidez e segurança às obras.

Foram 136 dias de trabalho de concretagem do primeiro ao último pavimento. O diretor da WR, Wallace Barreto Simão, avalia que, ao construir sem colunas ou pilastras, a obra é executada com otimização dos 54 metros quadrados de cada apartamento.

28 andares prontos. Fonte: Plox.

Construções monolíticas

Segundo Wallace Barreto, a estrutura monolítica é feita sem a utilização de tijolo. É feita uma forma da parede e da laje, e, após a estrutura da forma estar pronta, é feito o enchimento das formas com concreto, não utilizando tijolo na construção.

A proposta é trabalhar com um jogo de formas em que você concreta as lajes e as paredes juntas. Então não tem tijolo. E nesse processo, com 28 andares, é um recorde no brasil”, explicou.

O diretor também disse que o projeto, que inicialmente estava programado para 36 meses, deverá ser entregue “com alguns meses de antecedência”. A laje do último andar foi finalizada e inaugurada neste mês de agosto.

Fonte:

WR constrói prédio mais alto do Leste de Minas Gerais. PloxIpatinga.com. 20 de agosto, 2021.

Deixe uma resposta