Maior piscina do mundo será construída para treinamento espacial

837 0

Prevista para ser inaugurada em 2023, a piscina, que já foi apelidada de Abismo azul, será construída pela empresa Blue Abyss, do Reino Unido.

A obra será instalada na cidade de Cornwall, sudoeste da Inglaterra, e terá 50 metros de profundidade e 40 metros de largura.

Mais de 42 milhões de litros de água encherão a piscina, quantidade equivalente a 17 piscinas olímpicas ou 168 milhões de xícaras de chá, diz a empresa, e provavelmente receberá o título maior piscina do mundo em termos de volume de água.

Um dos idealizadores do projeto, Tim Peake, que foi o primeiro astronauta britânico a viajar para o espaço, diz que por mais avançada que seja a tecnologia, não há locais apropriados que simulem as condições climáticas do espaço.

Assim sendo, baseados em sua expertise e em diversos estudos, os projetistas desenharam a Blue Abyss para simular “ambientes extremos” e se tornar o primeiro centro de treinamento para astronautas do mundo.

Entre as inovações do aparelho multifunções estão recursos de tecnologia subaquática e robótica aeroespacial, como uma suíte de microgravidade.

A obra já é orçada em aproximadamente 150 milhões de libras (1,1 bilhão de reais).

Além de treinamento espacial, a Blue Abyss também planeja utilizar a piscina para projetos de desenvolvimento de robôs submarinos.

Veja imagens do projeto dessa gigante piscina:

Press Release: Blue Abyss brings world’s biggest and deepest pool to Cornwall with £150m project
Vista aerea de como será o centro de treinamento. Fonte: BlueAbyss/divulgação.
Área principal da piscina. Fonte: BlueAbyss/divulgação.
Corte transversal do centro de treinamento, com vista da profundidade da piscina. Fonte: BlueAbyss/divulgação.

Fontes:

Maior e mais profunda piscina do mundo servirá para treinar astronautas. Revista Galileu/Redação. Em: revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2021/06/maior-e-mais-profunda-piscina-do-mundo-servira-para-treinar-astronautas.html. junho, 2021.

Abismo Azul. Istoé. istoe.com.br/abismo-azul/, julho, 2021.

Deixe uma resposta