Jeddah Tower: Conheça o futuro maior edifício do mundo

225 0
prédio

A cidade de Jeddah, na Arábia Saudita, já conta com belos lugares para se conhecer, mas o mais aguardado certamente é a Torre de Jeddah.

Ainda em construção, a Torre de Jeddah, originalmente chamada de Kingdom Tower, terá cerca de 1 km de altura, e promete ser o edifício mais alto do mundo, embora a altura exata seja mantida em sigilo enquanto ainda está em construção.

No entanto, o futuro arranha-céu vai superar a altura do atual campeão Burj Khalifa de Dubai, que tem 828m. A nova torre da Arábia contará com 252 andares e uma área bruta de 243.866 metros quadrados. Além disso, será construído o deck de observação mais alto do mundo, com 664 metros de altura e uma plataforma externa de 500 m².

Linha do tempo

A torre já se tornou um ícone logo quando foi projetada, ainda em 2009. Mas a construção de fato iniciou em 2013, e, de lá pra cá, somente 252 metros de altura foram erguidos, e ainda não está muito claro quando o edifício poderá finalmente chegar ao topo. Veja a linha do tempo dessa grande obra até agora:

Perspectiva da Torre de Jeddah finalizada. Fonte: Adrian Smith + Gordon Gill Architecture

2009 – Seleção dos arquitetos e do engenheiro estrutural;

2011 – Seleção do grupo empreiteiro com a assinatura de um contrato de 1,23 bilhão de dólar para custos de construção;

2013 – Construção iniciada, no dia 1º de abril, e o término da colocação das estacas foi em dezembro;

2014 – No fim desse ano, começaram as construções acima do solo;

2017 Em outubro, o núcleo central da torre tinha 60 andares e as paredes tinham 248 metros de altura. No final de 2017, a altura relatada era de 252 metros;

2018 – Obras de concreto estrutural foram paralisadas, com cerca de um quarto da torre concluída. A parada da obra se deu devido a problemas trabalhistas com um dos empreiteiros;

2020 A retomada das obras de construção foi impossibilitada pela pandemia da Covid-19.

Engenharia forte e funcional

File:Jeddah Tower August 2019 S.Nitzold.jpg
Torre em construção (2019). Fonte: S.Nitzold Wikimedia.

Para erguer um prédio desse tamanho e superar o vento e a gravidade, a engenharia por trás da obra teve que ser muito bem planejada.

A fundação foi feita em sistema de jangada empilhada, com 5 metros de espessura e 18.000 m3, tudo isso apoiado em 270 estacas de concreto armado, que atingem profundidades de até 105 metros e variam de 1,5 a 1,8 metro de diâmetro.

Outra característica interessante é a sua forma. O prédio foi desenhado para conter três lados, formando, transversalmente, uma estrutura semelhante a um “Y”. Essa forma, além de ser aerodinâmica, também aumenta o poder de visualização das janelas.

Quando ficar pronta, a Jeddah Tower incluirá um hotel cinco estrelas, que será um dos destaques do edifício, e também 97 apartamentos com serviços afiliados, incluindo sete duplexes.

Além disso, sete andares do prédio terão escritórios e haverá 325 apartamentos em quatro “níveis residenciais”. Por fim, a torre ainda terá 59 elevadores que atingirão uma altura recorde de 660 metros, viajando até 20 quilômetros por hora.

Referências

Jeddah Tower, Jeddah, Saudi Arab. Adrian Smith + Gordon Gill Architecture. Em: smithgill.com/work/jeddah_tower/

Smale, K. Super tall, super smart | Jeddah Tower. New Civil Engineer. Em: newcivilengineer.com/archive/super-tall-super-smart-jeddah-tower-13-09-2016/. 2016.

World’s next tallest skyscraper, Jeddah Tower, set for completion. Construction Review Online. Em: constructionreviewonline.com/biggest-projects/worlds-next-tallest-skyscraper-jeddah-tower-set-for-completion/. 2021.

Saudi Arabia buildings. Everything You Need to Know About the Jeddah Tower. Em: e-architect.com/saudiarabia/everything-to-know-about-the-jeddah-tower. 2020.

Deixe uma resposta