Impressão 3D de concreto está ajudando a criar comunidade no México

1050 0

A era dos conjuntos habitacionais inteiramente impressos em 3D finalmente chegou.

No México, na cidade de Nacajuca, uma impressora 3D de 3,5 metros de altura está sendo usada para construir uma vila para a população que vive na pobreza.

O projeto está construindo cerca de 500 casas, e é uma parceria entre a New Story, organização sem fins lucrativos de São Francisco (Estados Unidos) focada em fornecer soluções habitacionais para comunidades em extrema pobreza; a Échale, empresa de habitação social no México; e a Icon, empresa de tecnologia de construção em Austin, Texas.

A impressora Vulcan II, da Icon, utiliza camadas de lavacrete, a mistura de concreto específica da empresa, e despejada uma após a outra em longos redemoinhos.

A impressora pode ser controlada por um tablet ou smartphone, e requer apenas três funcionários para a operação, podendo terminar uma casa em menos de 24 horas.

A Icon já entregou mais de duas dúzias de residências impressas em 3D nos Estados Unidos e no México.

Um projeto da Icon também está em andamento com a NASA para desenvolver sistemas de construção baseados no espaço que ela espera que eventualmente sirvam como habitat na Lua e em Marte.

O mercado de impressão 3D já está estimado para bilhões de dólares em 2027, de acordo com Smithers, uma empresa de consultoria de tecnologia.

Fonte:

Debran Kamin. How an 11-Foot-Tall 3-D Printer Is Helping to Create a Community. New York Times. 04 de outubro, 2021.

Deixe uma resposta