Empresa da China anuncia que construirá a maior turbina eólica do mundo

1026 0

A empresa de energia da China, MingYang Smart Energy, anunciou que irá produzir uma turbina eólica offshore ainda maior do que a monstruosa Haliade-X, da General Electric (GE).

A turbina MySE 16.0-242 será uma gigante de 242 metros de altura, capaz de fornecer energia a 20.000 residências por unidade ao longo de uma vida útil de 25 anos.

Quando a nova turbina da MingYang começar a girar em forma de protótipo no ano que vem, suas três lâminas de 118 metros irão varrer uma área de 46.000 m², maior do que seis campos de futebol.

The MySE 16.0-242 will be the world's biggest offshore wind turbine, with each unit capable of powering 20,000 homes
Projeto da MySE 16.0-242. Fonte:MingYang/divulgação.

Geração positivamente desproporcional

Quanto maior for a turbina eólica, melhor será a produção de energia e a economia.

No entanto, isso não segue uma proporção exata, de forma que qualquer aumento no tamanho das pás pode gerar aumentos muito maiores em produção de energia.

Por exemplo, as novas turbinas maiores que serão construídas, a cada ano, devem gerar 80 Gigawatt-hora de energia elétrica cada uma. Isso é 45% mais energia gerada do que a maior turbina atual da empresa, a MySE 11.0-203. No entanto, a nova turbina gigante terá um aumento de apenas 19% no diâmetro das pás em relação à anterior.  

O resultado geral, no futuro próximo, deve ser uma queda nos preços de produção de energia eólica offshore.

Especialistas da indústria estão prevendo que o custo da energia eólica offshore cairá entre 37 e 49% até 2050, conforme relatado pela Renew Economy.

A turbina Haliade-X da GE

Em 2023, os Estados Unidos esperam ter concluído um parque eólico localizado em uma ilha pertencente ao estado de Massachusetts, que incorporará as monstruosas turbinas eólicas Haliade-X da GE.

Essa turbina eólica terá 260 metros de altura, e pás de 110 metros e, segundo seus idealizadores, terá capacidade para produzir 67 Gigawatt-hora por ano.

Protótipo pronto da Haliade-X da GE. Fonte: GE/divulgação.

Fonte:

Chinese firm announces giant 264-meter tall offshore wind turbine. CNBC News. 23 de agosto, 2021.

Deixe uma resposta