Dia Mundial do Rock: Relembre a gigante construção do primeiro Rock in Rio

105 0

Ao longo de sua história, o maior festival de música do mundo, o Rock in Rio, teve 20 edições, oito no Brasil, oito em Portugal, três na Espanha e uma nos Estados Unidos, e a última edição ocorreu em 2019, dentro do Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

Juntando todas essas edições, os números do festival até agora são impressionantes:

  • 2.301 artistas já se apresentaram;
  • 10,2 milhões de pessoas já assistiram da plateia;
  • 237,5 milhões de empregos já foram gerados.

Hoje, no dia mundial do Rock, vamos relembrar a edição pioneira do Rock in Rio, a primeira e inesquecível, que revolucionou a história dos shows e deu início ao maior festival de música do mundo.

Rock in Rio 1985

A primeira cidade do Rock foi construída em um terreno na Ilha Pura, localizado em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Para realizar um evento do tamanho desejado, foi preciso erguer uma estrutura sem precedentes na história dos shows brasileiros. As obras iniciaram em 1984 e tiveram um investimento inicial de 4,5 milhões de dólares.

Inicialmente, foi preciso nivelar o terreno, que precisava ser erguido em 1,5 metro. Para isso, foram usados 13 mil metros cúbicos de aterro, transportados em 71 mil caminhões.

A entrada do Rock in Rio I e o palco principal.
Fonte: hypeness.com

Além disso, para levar água até a obra, foi preciso construir uma subadutora de 1 quilômetro de extensão.

O festival de 1985 ocupou uma área total de 250 mil metros quadrados, cercados com um muro de três metros de altura e dois quilômetros de extensão.

Ao todo, foram construídos 400 banheiros, além de fast foods, dois shopping centers com 50 lojas, dois centros de atendimento médico e uma estrutura para atender as 1.5 milhões de pessoas que passaram pelo evento.

A gigante estrutura do palco principal

O Rock in Rio histórico de 1985 contava com o maior palco do mundo já construído até então: 5 mil metros quadrados e 80 metros de boca de cena, em contato direto com o público, além de 20 metros de altura.

Para que esse palco suportasse até 10 toneladas de peso calculadas, 12 estacas foram cravadas a 15 metros abaixo do nível do solo, e mil chapas de compensados de madeira foram usados no piso do palco.

Além disso, foram construídos também três palcos giratórios em cima da estrutura principal, o que permitia que enquanto um artista estivesse se apresentando, todo o equipamento da próxima banda já estivesse pronto e montado para entrar em cena.

Plateia iluminada

Pela primeira vez no mundo, a plateia de um grande show foi iluminada. Para isso, só a iluminação que seria direcionada para o público tinha 2 milhões de watts, suficiente para iluminar uma cidade com 60 mil habitantes.

Por fim, o sistema de som teve que ser alugado de uma empresa dos Estados Unidos, e reunia 250 caixas de som, sendo 120 nas laterais do palco e 130 nas torres de luz, para que toda a Cidade do Rock recebesse o mesmo nível de decibéis. Elas eram comandadas por quatro mesas de som de 32 canais cada. No total, só a parcela do equipamento de som tinha 70 mil watts de potência e pesava 100 toneladas.

Confira algumas fotos da programação e dos grandes shows do evento, entre eles, o inesquecível show da banda Queen.

Programação oficial do festival. Fonte: hypeness.com
Freddie Mercury, da banda Queen, e o detalhe da iluminação da platéia. Fonte: Hypeness
Matthias Jabs, da banda Scorpions, e sua guitarra em formado da América do Sul com bandeirinhas do Brasil. Fonte: hypeness.com
Angus Young e Brian Johnson durante o show do AC/DC. Fonte: Renata Falzoni/Folhapress. Em: ironmaiden666.com.br/2015/01/rock-in-rio-1985-galeria-de-fotos-da.html.

Referências/Fontes

Paiva, V. Há 35 anos acabava a primeira edição do ‘Rock in Rio’: lembre tudo que aconteceu no festival em 1985. Em: hypeness.com.br/2020/01/ha-35-anos-acabava-a-primeira-edicao-do-rock-in-rio-lembre-tudo-que-aconteceu-no-festival-em-1985/

Nubis, M. Rock In Rio, a construção da impressionante Cidade do Rock. Em: cwblive.com/rock-in-rio-a-construcao-da-impressionante-cidade-do-rock/

Rock in Rio, história, site oficial. Em: https://rockinrio.com/rio/pt-br/historia/

Deixe uma resposta