Construção do segundo arranha-céu mais alto do mundo atinge o pico: 678 metros

por Canal da Engenharia
1.622 views

O segundo edifício mais alto do mundo, a torre Merdeka PNB 118 em Kuala Lumpur, na Malásia, atingiu o pico de 678 metros, após um período de construção de cinco anos.

O edifício foi projetado pela Fender Katsalidis Arquitetura, para o desenvolvedor PNB Merdeka, e construído pela Turner Construction, a subsidiária americana da espanhola ACS.

Torre de 118 andares está sendo construída na capital da Malásia, Kuala Lumpur.
Torre de 118 andares está sendo construída na capital da Malásia, Kuala Lumpur. Fonte: Fender Katsalidis/CNN divulgação.
Ilustração da torre pronta. Fonte: Fender Katsalidis/divulgação.

Quando concluído, no próximo ano, o prédio de 350 mil metros quadrados terá um hotel, escritórios, apartamentos e lojas, em 118 andares.

O exterior da torre é baseado em padrões triangulares de vidro, uma representação das artes e ofícios tradicionais da Malásia, e que confere uma aparência cristalina ao edifício.

O pináculo decorativo adiciona 12 metros à altura da torre, tornando-a mais alta que a Torre de Xangai, a anterior detentora do segundo título de construção mais alta, e fica atrás apenas do Burj Khalifa de 828 metros em Dubai.

A torre Merdeka PNB 118 está localizada em um terreno de 7,7 hectares que possui também o estádio Merdeka, que foi construído para a Declaração da Independência da Malásia em 1957.

Fontes:

Construção de segundo edifício mais alto do mundo chega ao ápice na Malásia. CNN. 03 de dezembro, 2021.

World’s second tallest tower tops out in Kuala Lumpur. Global Construction Review. 06 de dezembro, 2021.

Você pode se interessar por

Deixe uma resposta