Construção civil brasileira aponta falta de profissionais qualificados

948 0

Um levantamento feito pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) demonstra que 77% das empresas do setor estão com dificuldade para contratar mão de obra.

Entre as principais causas, as empresas apontam o baixo número de profissionais qualificados para exercer as funções demandadas.

Na pesquisa, realizada em setembro de 2021, 59,81% das empresas disseram que falta qualificação do profissional para contratação, e 56,07% responderam que faltam profissionais para a mão de obra demandada.  

Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, o problema está relacionado ao crescimento do mercado e aos novos sistemas construtivos, que exigem profissionais não disponíveis hoje no mercado. Segundo ele, isso se deve à falta de capacitação dos trabalhadores.

Entre os trabalhadores que o setor de construção mais tem dificuldade de contratar se destacam os profissionais de gestão de obra — mais de 65% das empresas dizem que está muito difícil empregar mestres de obras.

Já os encarregados, que também fazem gestão da construção, são apontados em falta por 48,04% das empresas.

Entre outros profissionais qualificados, 55% das empresas alegaram muita dificuldade na contratação de carpinteiros. Na sequência, o pedreiro aparece com 46% das menções.

Por fim, a pesquisa elegeu os “problemas típicos” que levaram o setor a ter dificuldade na contratação de mão de obra. Segundo Fernando Guedes, empresas e empregados precisam se conscientizar da importância da qualificação, mas, hoje, o programa oficial é inadequado para construção, e a carga horária, inconveniente para os empregados. “Na maioria das vezes o empregado sai de casa de madrugada para realizar um trabalho braçal, cansativo. Chega no fim do dia, ele não vai sair do canteiro de obra para ir à sala de aula aprender e se qualificar”, disse Guedes.

Conheça os cursos do Canal da Engenharia, e aprenda sobre cálculo estrutural, orçamento de obras e muito mais sem sair de casa!

Conheça todos os cursos em: https://canaldaengenharia.com.br/cursos/

NOVO Canal da Segurança do Trabalho: https://st.canaldaengenharia.com.br/

Quer aprender o passo a passo para se tornar um Engenheiro Estrutural?

Inscreva-se no aulão exclusivo do Canal da Engenharia com o professor Emanuel Dantas, Engenheiro civil e especialista em estruturas de concreto e fundações que atua há mais de 5 anos com projetos estruturais residenciais e comerciais.

Fonte:

Baixa qualificação emperra contratações, diz levantamento da Cbic. Correio Braziliense. Economia. Outubro, 2021.

Deixe uma resposta