Concreto à base de grafeno é usado em escala comercial pela primeira vez

399 0

A construtora Nationwide Engineering, do Reino Unido, relatou no fim de maio o lançamento da primeira laje de concreto enriquecido com grafeno.

A nova solução visa melhorar as ruas no Reino Unido, começando com a formação de um novo ginásio, como parceria entre cientistas da Universidade de Manchester e a empresa.

O grafeno é considerado o material artificial mais forte do mundo, e por isso tem grande potencial de revolucionar a indústria da construção.

A adição de pequenas quantidades de grafeno fortalece o novo produto da Nationwide Engineering, o chamado Concretene, em cerca de 30% em comparação com o concreto padrão. Na prática, isso significa que menos material é necessário para atingir o desempenho estrutural equivalente, reduzindo a pegada de carbono e os também custos.

A resistência adicional também reduz a necessidade de reforço com aço, economizando material e promovendo ainda mais a sustentabilidade desse método de construção.

Innovation pioneers score world first for sustainable construction with graphene concrete
Trabalhadores da Nationwide Engineering lançando a laje de concreto com grafeno. Fonte: University of Manchester/Nationwide Engineering.

O material inovador foi projetado para reduzir significativamente as emissões de CO2 na construção. Isso porque a produção de cimento , a “cola” do concreto, é uma das principais causas das emissões globais de dióxido de carbono, produzindo cerca de 8% das emissões globais de CO2.

O grafeno é a camada mais fina de grafite possível, e é composta por uma monocamada de átomos de carbono em uma estrutura hexagonal (ilustrado na imagem de capa).

Os benefícios do uso do grafeno consistem em ser um material fino e flexível, e mais resistente do que o aço.

O uso do nanomaterial está sendo pesquisado para aplicações em eletrônica, semicondutores e no processo de fabricação de concreto.

Como esse novo concreto é produzido?

Os cientistas da Universidade de Manchester e a equipe de construção da Nationwide Engineering trabalharam juntos para tornar realidade esse material.

O conceito é baseado na formação do material pela adição de pequenas quantidades de grafeno à água e ao cimento. Isso permite que o novo material atue como um suporte mecânico e também fornece uma superfície catalítica extra para reações químicas que ajudam a criar a mistura de concreto.

Este processo resulta na nova solução de concreto que tem melhor aderência em um nível microscópico, bem como maior resistência em 30% em comparação com o concreto tradicional.

Inicialmente, o novo material foi usado para a laje inicial de concreto de um ginásio esportivo Southern Quarter, na Inglaterra.

Isso marca a primeira laje de concreto com grafeno do mundo criada e usada para a fabricação de uma estrutura!

Fonte:

Khan, M. How a World-First Graphene Solution Will Enhance Streets in the UK. AZONANO. Em: www.azonano.com/article.aspx?ArticleID=5762. Junho, 2021.

Deixe uma resposta