Concluído o primeiro terminal de contêineres totalmente elétrico do mundo

876 0

O Porto de Long Beach, o segundo porto de contêineres mais movimentado dos Estados Unidos, concluiu “o primeiro terminal de contêineres totalmente elétrico do mundo” em Middle Harbor.

A construção do Terminal de Contêineres de Long Beach (LBCT), que apresenta equipamentos quase totalmente elétricos e de emissão zero, começou em maio de 2011.

A primeira parte do terminal foi inaugurada em 2016 com a conclusão da fase 1, permitindo que o terminal inicie as operações em um terreno inicial de 61 hectares

A Fase 2 foi concluída em outubro de 2017, expandindo a instalação para 71 hectares.

A terceira e última fase foi concluída em julho deste ano, aumentando o terminal para 121 hectares com um pátio de contêineres concluído, um prédio administrativo e um pátio ferroviário na doca projetado para lidar com 1,1 milhão de TEUs anualmente para minimizar o tráfego de caminhões em estradas locais e rodovias.

Cada TEU representa a capacidade de carga de um container marítimo normal, de 20 pés de comprimento, por 8 de largura e 8 de altura.

Além disso, 14 guindastes de pórtico navio-costa alinham um novo cais de concreto de 4.200 pés de comprimento, capaz de receber três navios enormes de uma vez, tornando o porto de Long Beach um “grande navio” pronto para o futuro, de acordo com o porto.

LBCT - Home
Terminal de Contêineres, Long Beach. Fonte: LBCT/divulgação.

Todos os navios que fazem escala no terminal se conectam às conexões de energia da costa enquanto atracados, permitindo que desliguem os motores a diesel e se conectem à rede elétrica em terra.

“Este novo terminal traça um novo curso para operações de carga mais verdes e fortalece nosso compromisso contínuo com a Política de Portos Verdes e o Plano de Ação de Ar Limpo dos Portos da Baía de San Pedro, promulgados há cerca de 15 anos”, disse o presidente da Comissão do Porto de Long Beach, Steven Neal.

Todas as principais estruturas do projeto de 1,49 bilhão foram construídas com recursos para economizar energia e água, atendendo a rígida liderança nos padrões de energia e design ambiental, de acordo com a autoridade portuária.

Como parte de seu esforço líquido-zero, o Porto de Long Beach adotou em maio de 2021 uma nova alteração ao seu Programa de Incentivo para Navios Verdes, agora oferecendo “os incentivos financeiros sustentáveis ​​mais generosos do mundo para navios”.

Fonte:

World’s 1st all-electric container terminal completed. OffshoreEnergy. 23 de agosto, 2021.

Deixe uma resposta