Como a 5G vai transformar a indústria da construção civil

284 0

A quinta geração de comunicação sem fio (conhecida como 5G) terá um efeito transformador na construção civil nos próximos anos.

Além de ganhar velocidade, a nova tecnologia certamente deixará os canteiros mais inteligentes e abrirá caminhos para Inteligência Artificial, sensores, drones, robótica, e muitas outras inovações que dependem dessa conexão para se estabelecer.

Vamos conhecer algumas características dessa tecnologia que fazem dela tão esperada.

Ultra velocidade

Se você faz o armazenamento dos documentos das construções do dia em um tablet ou smartphone, antes de ir para o campo de trabalho, essa “rotina” de download é culpa da velocidade 4G.

Enfrentar um grande download em um ambiente onde somente a 4G está disponível é algo que nenhum gerente de projeto quer arriscar.

O que se faz? Realizar o download primeiro no escritório e obter as atualizações da planilha mais tarde.

Com a existência da 5G, essa tarefa muda totalmente.

A taxa de transferência de dados da tecnologia de última geração pode chegar a 10 Gbps em certas condições, cerca de 70 vezes mais rápida do que as taxas da 4G.

Baixa latência

Mas não é só a velocidade que impressiona. A latência, que, em termos de internet, é o tempo de resposta para algum comando do usuário, é baixíssimo na 5G.

Comparando com a 4G, o tempo de latência da 5G é 50 vezes menor, e até 10 vezes menor do que o tempo de reação do cérebro humano, ou seja, a rede pode ser mais instantânea do que nossas próprias reações diante de algo que vemos, por exemplo.

Desenvolvimento de habilidades

Certamente você não pensou nisso, mas a 5G poderá ajudar no seu crescimento pessoal.

A nova tecnologia deverá acrescentar um poder de conversa por aplicativos jamais vista antes, e pode ajudar a diminuir a distância entre o aprendiz e o veterano da indústria.

Os especialistas, que antes tinham que correr para o local e tentar consertar o problema, podem ter seus olhos na tarefa à distância e com uma qualidade visual praticamente perfeita.

Isso economiza tempo, diminui erros e ajuda o aprendiz a colocar a mão na massa, de certa forma, “sozinho”.

Dispositivos menores

Outro ponto esperado de mudança com o uso da 5G será no tamanho dos dispositivos (tablet, smartphone, óculos, fone de ouvido, etc).

Com a possibilidade do processamento total em nuvem e downloads ultra rápidos, o que se espera são dispositivos que requerem menos custo, peso e tamanho, já que não precisam armazenar tantos dados.

A promessa da 5G é gigante, sobretudo para a indústria da construção.

Para o Brasil, a implantação total dessa tecnologia ainda deve demorar. A expectativa é que ainda leve de 2 a 4 anos para que a 5G esteja efetivamente disponível para as pessoas.

Para todas as cidades do Brasil com mais de 30 mil habitantes, o prazo de efetivação é julho de 2029.

Enquanto isso, permanecemos imaginando todo o potencial dessa nova tecnologia nas indústrias brasileiras.

Fontes:

ConstructionDive. 4 ways 5G will surprise construction professionals. Em: www.constructiondive.com/spons/4-ways-5g-will-surprise-construction-professionals/602675/. 6, Julho, 2021.

Marchese, V. A urgência do 5G: mais que eficiência, uma necessidade. IP redação. Em: ipnews.com.br/a-urgencia-do-5g-mais-que-eficiencia-uma-necessidade/. 30, Junho, 2021.

Deixe uma resposta