Colapso de edifício em Miami: relatório de 2018 já apontava “grandes danos estruturais”

162 0
miami edificio desabamento

O engenheiro estrutural John Pistorino foi o contratado e está investigando as causas do colapso da Champlain Tower, edifício de 12 andares localizado em Miami, na Flórida, que desabou na manhã de quinta-feira 24 de junho.

No entanto, autoridades tiveram acesso a um relatório de engenharia de 2018, que revela que o edifício tinha “grandes danos estruturais” e precisava ser amplamente reparado.

O relatório da empresa Morabito Consultants acrescenta que havia “fissuras abundantes” de colunas, vigas e paredes de concreto no estacionamento.

Além disso, o relatório também mostra que a impermeabilização sob o deck da piscina no piso térreo era falha e foi colocada incorretamente em uma superfície plana ao invés de inclinada, impedindo que a água escoasse.

Conforme diz o relatório: “A falha na impermeabilização está causando grandes danos estruturais à laje estrutural de concreto abaixo dessas áreas. A não substituição da impermeabilização em um futuro próximo fará com que a extensão da deterioração do concreto aumente exponencialmente ”.

Os consultores da empresa contratada na época recomendaram a substituição das lajes danificadas.

Em nota, os Consultores da Morabito confirmaram que seu relatório “detalhou rachaduras e rupturas significativas no concreto, que exigiram reparos para garantir a segurança dos moradores e do público”.

A empresa acrescentou que no momento do colapso “os reparos do telhado estavam em andamento, mas a restauração do concreto ainda não havia começado”.

Construído em 1981, o bloco de apartamentos estava iniciando a sua revisão padrão de 40 anos. Segundo autoridades, estava em processo de “recertificação” e precisava de reparos.

Fonte:

Horgan, R. Engineers noted ‘major structural damage’ to Miami building three years before collapse. newcivilengineer.com/latest/engineers-noted-major-structural-damage-to-miami-building-three-years-before-collapse-29-06-2021/.

Imagem de capa: Miami-Dade Fire Rescue Department.The original uploader was TheEpicGhosty at English Wikipedia., Public domain, via Wikimedia Commons

Deixe uma resposta