Cientistas desenvolvem “vidro” sintético mais duro que diamante

1026 0

Um grupo de cientistas da Universidade de Yanshan, na China, criaram um tipo de vidro sintético feito de carbono e chamado de AM-III. O vidro desenvolvido é o material amorfo mais duro e forte criado até hoje.

De acordo com os resultados de testes, o vidro é na verdade duas vezes mais duro que um diamante.

A equipe de pesquisadores chineses publicou recentemente o estudo na National Science Review, onde mostra que no teste de dureza Vickers, que pontua diamantes entre 50 e 70 gigapascais, o novo vidro marcou 113 gigapascais.

Arranhões feitos com o vidro AM-III em um diamante. Fonte: Shuangshuang e colaboradores, 2021.

Esses números mostram que a resistência desse material é comparável à do diamante e superior à de outros materiais mais fortes conhecidos.

O diamante, por exemplo, tem uma extraordinária resistência e durabilidade devido à sua estrutura extremamente regular – ele é formado apenas de átomos de carbono individuais dispostos em uma estrutura tetraédrica.

O novo material, no entanto, não tem uma estrutura molecular muito regular como o diamante, por isso é chamado de amorfo (sem estrutura definida). Materiais assim geralmente não são tão resistentes, mas esse contraria todos os outros conhecidos, em propriedades como dureza e resistência.

Utilidade

O novo material poderia ser usado para janelas à prova de balas ou para desenvolver células solares mais fortes, que seriam 20 a 100% mais fortes do que os modelos que estão sendo usados ​​atualmente.

A qualidade amorfa do AM-III dá a ele uma série de outras propriedades, tornando-o amplamente aplicável em indústrias de alta tecnologia.

Além disso, o AM-III também é um semicondutor muito bom. Isso significa que há potencial para o novo material ser usado para novas aplicações fotoelétricas, como em energia solar ou até mesmo em armas da era espacial.

Fontes:

Bob Yirka. Newly-synthesized AM-III carbon is hardest and strongest amorphous material to date. PHYSORG. Em: phys.org/news/2021-08-newly-synthesized-am-iii-carbon-hardest-strongest.html. Agosto, 2021.

Shuangshuang e colaboradores. Discovery of carbon-based strongest and hardest amorphous material. National Science Review. (2021).

Katie Spalding. New Kind Of Glass That Is Harder Than Diamonds Created By Researchers. IFLScience. Em: iflscience.com/chemistry/new-kind-of-glass-that-is-harder-than-diamonds-created-by-researchers/. 11, agosto, 2021.

Deixe uma resposta