Cientistas descobrem as causas da deterioração das estruturas modernas de concreto e asfalto

270 0

Desde o século XIX, o cimento e o asfalto são amplamente utilizados como materiais de construção. O cimento é muito utilizado para construir edifícios e estruturas, e o asfalto é aplicado principalmente em rodovias e pistas.

Mas por que será que as estruturas modernas feitas com esses materiais tendem a se deteriorar muito mais rápido do que estruturas antigas construídas há muitos e muitos anos atrás?

Veja o que os cientistas descobriram sobre as causas desse fenômeno moderno.

Parte de uma ponte, mostrando o pavimento asfáltico e o concreto deteriorados. Fonte: Akihiro Moriyoshi/Hokkaido University.

A deterioração de estruturas modernas de concreto e de pavimentos asfálticos é um grande problema na construção civil.

As características que levam uma estrutura a se deteriorar incluem rachaduras, desagregação e delaminação (separação em camadas).

A rápida deterioração das estruturas reduz a expectativa de vida e aumenta os custos com manutenção, além de trazer riscos para seus usuários.

A razão para esse fenômeno ser mais visto em estruturas modernas do que nas antigas ainda não está muito bem explicada. No entanto, cientistas do Japão parecem ter achado uma boa resposta.

Em estudo publicado na revista científica PLOS ONE no mês de maio deste ano, os pesquisadores mostram que a deterioração das estruturas modernas de concreto e asfalto se deve à presença de vestígios de matéria orgânica.

Para investigar isso, muitas amostras foram retiradas de estruturas de concreto danificadas e de pavimentos de asfalto danificados.

Os cientistas mostraram que há uma série de moléculas orgânicas, de origens diversas, presentes nas modernas estruturas de concreto e asfalto. Essas moléculas são principalmente ftalatos, particulados de escapamento de diesel, surfactantes e fluidos lavadores de para-brisa.

Os pesquisadores explicam que essas moléculas são introduzidas durante o processo de fabricação dos materiais ou absorvidas do meio ambiente, e causam uma rápida expansão no volume dos agregados e argamassa, e isso leva a deterioração precoce do concreto e de pavimentos de asfalto.

Eles acreditam que suas descobertas podem ser usadas para desenvolver novas formulações para estruturas de concreto e pavimentos asfálticos de longa duração.

Referências

HOKKAIDO University. Causes of concrete and asphalt deterioration explained. Em: https://www.global.hokudai.ac.jp/blog/causes-of-concrete-and-asphalt-deterioration-explained/. Maio, 2021.

 Moriyoshi, A. e colaboradores. Deterioration of modern concrete structures and asphalt pavements by respiratory action and trace quantities of organic matter. PLOS ONE. 2021.  

Deixe uma resposta