Carros voadores estão mais próximos da realidade

770 0

O AirCar Prototype 1, um protótipo de carro voador da empresa Klein Vision, completou um voo de teste entre duas cidades da Eslováquia e ficou 35 minutos no ar.

O carro voou entre a cidade de Nitra e a capital Bratislava, no fim de junho deste ano, movido por um motor BMW de 160 cavalos e equipado com uma hélice fixa.

Parece coisa de filme, mas ele se transforma de aeronave em veículo rodoviário em menos de três minutos.

O veículo já completou mais de 40 horas de voos de teste, de acordo com a Klein Vision, incluindo voar a 8.200 pés e atingir uma velocidade máxima de cruzeiro de 190 quilômetros por hora.

A empresa está trabalhando em um modelo chamado AirCar Prototype 2, que terá um motor de 300 cavalos.

Espera-se que seja capaz de cruzar a 300 quilômetros por hora e ter um alcance de 1.000 quilômetros.

Veja o vídeo do voo teste:

Um número crescente de empresas está explorando o potencial dessa mobilidade futurística, apesar dos obstáculos que incluem segurança e confiabilidade.

A Uber, a Hyundai e a Volkswagen, por exemplo, também têm projetos voltados ao desenvolvimento de veículos voadores.

De outro lado, empresas como Porsche, Daimler e Toyota, apoiam startups no que é conhecido como a indústria de decolagem e pouso vertical elétrico (eVTOL).

Nesse caso, os carros voadores se parecem mais com drones gigantes.

A empresa Vertical Aerospace, sediada em Bristol, na Inglaterra, é uma empresa que está na vanguarda da pesquisa com eVTOLs e planeja trazer esse tipo de transporte até o ano de 2024.

urban air mobility
Representação da aeronave eVTOL VA-X4 da Vertical Aerospace nos céus de Londres. Fonte: Vertical Aerospace/TheEngineer.co.uk

Na prática, essa tecnologia ainda precisa vencer muitos obstáculos.

Os veículos voadores precisariam operar em um espaço aéreo lotado, perto de pequenos drones e aviões tradicionais, e também precisariam de uma estrutura regulatória, o que poderia levar anos.

Mas certamente os testes práticos tornam esse mundo futurístico cada vez mais perto da realidade e longe da ficção.

Fontes:

Jack Guy. Flying car completes 35-minute test flight between cities. CNN Business. Em: edition.cnn.com/2021/06/30/business/flying-car-flight-slovakia-scli-intl/index.html. 30, Junho, 2021.

Melissa Bradshaw. Vertical Aerospace eyes urban air mobility Revolution. TheEngineer. Em:theengineer.co.uk/vertical-aerospace-eyes-urban-air-mobility-revolution/. Junho, 2021

Imagem de capa: AirCar Prototype 1. Klein Vision/Reprodução.

Deixe uma resposta