Brasil terá a maior usina de Hidrogênio Verde do mundo

337 0

O governo do Ceará está investindo forte no novo combustível.

Com diversos acordos já firmados, o estado está se tornando um dos possíveis maiores produtores de Hidrogênio Verde (H2V) do futuro.

Em março deste ano, a empresa australiana Enegix Energy anunciou um dos planos de hidrogênio mais ambiciosos que o mundo já viu.

A empresa assinou um memorando com o governo do estado brasileiro do Ceará para construir a maior usina de hidrogênio verde do mundo na costa do estado, e os números são impressionantes:

  • A instalação irá gerar 600 milhões de quilos de hidrogênio verde anualmente a partir de 3,4 GW de energia renovável de carga de base.
  • A usina receberá US $ 5,4 bilhões em investimentos para fazer o projeto decolar e produzir em quatro anos.

Mais empresas fechando acordo

Além da Enegix, o estado também assinou recentemente acordos com duas outras empresas.

A também australiana Fortescue Future Industries, uma subsidiária da Fortescue Metals Group, empresa de mineração líder global na indústria de minério de ferro, irá investir 6 bilhões de dólares para construir uma planta de hidrogênio verde no estado.

A Qair Brasil também anunciou no fim do mês de junho que irá construir uma nova planta de hidrogênio verde em local próximo.

A empresa, pertencente ao grupo francês Qair, diz que a construção do projeto está prevista para ser realizada em quatro etapas, entre 2023 e 2030. O empreendimento de hidrogênio verde poderá receber aportes de quase 4 bilhões de reais.

No total, o estado prevê que essas usinas gerem 5 mil empregos nas fases iniciais, sem contar com operações secundárias ou paralelas.

As usinas estão sendo previstas para formarem o hub de Hidrogênio Verde no terminal portuário Porto do Pecém, e já tem ilustração de como será a estrutura:

Hub de H2V. Fonte: Ceará/Gov.

Como o Hidrogênio Verde é produzido?

A produção do hidrogênio pode ser feita de diversas formas. Mas para ser considerado verde, no entanto, ele deve ser obtido de fontes renováveis.

Até recentemente, hidrocarbonetos de origem fóssil eram usados ​​para gerar essa energia, então a produção de hidrogênio continuava a poluir o meio ambiente com dióxido de carbono (CO2).

Há alguns anos, contudo, o hidrogênio começou a ser produzido a partir de energias renováveis, ​​como solar e eólica, por meio de um processo chamado eletrólise.

A eletrólise usa uma corrente elétrica para dividir a água em hidrogênio e oxigênio em um dispositivo chamado eletrolisador.

Hidrogênio como combustível

O aproveitamento energético do hidrogênio se dá por uma transformação chamada de eletroquímica, realizada em células conhecidas como células a combustível.

Nesses equipamentos, o oxigênio existente na atmosfera se combina com o hidrogênio, produzindo energia elétrica e água.   

O hidrogênio é muito poderoso: tem três vezes mais energia do que a gasolina. Mas, ao contrário dela, é uma fonte de energia limpa, uma vez que só libera água na forma de vapor, e não produz CO2.

Fontes:

Casey, JP. Green hydrogen, green energy: inside Brazil’s $5.4bn green hydrogen plant. Power-Technology. Em: power-technology.com/features/green-hydrogen-green-energy-inside-brazils-5-4bn-green-hydrogen-plant/. Maio, 2021.

Souza, R. Ceará receberá investimentos de R$ 90 bilhões e pode gerar mais de 5 mil empregos, com projetos de hidrogênio verde. ClickPedtroleoeGás. Em: clickpetroleoegas.com.br/ceara-recebera-investimentos-de-r-90-bilhoes-e-pode-gerar-mais-de-5-mil-empregos-com-projetos-de-hidrogenio-verde/. Julho, 2021.

Ceará.Gov: Complexo do Pecém e White Martins assinam Memorando de Entendimento para implantação do HUB de Hidrogênio Verde no Ceará. Em: www.ceara.gov.br/2021/04/19/complexo-do-pecem-e-white-martins-assinam-memorando-de-entendimento-para-implantacao-do-hub-de-hidrogenio-verde-no-ceara/Abril, 2021.

Smink, V. Hidrogênio verde: os 6 países que lideram a produção do ‘combustível do futuro. BBC news. Abril, 2021.

Deixe uma resposta