Brasil poderá ter nova usina nuclear até 2031

668 0

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, anunciou no início de novembro que está procurando um local para a construção da quarta usina nuclear do país.

O novo empreendimento deverá será incluído no Plano Decenal de Energia (PDE) 2031.

O anúncio foi feito em Glasgow (Escócia), durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP 26).

O cronograma que prevê o incremento do parque termonuclear brasileiro ainda é incerto, mas uma revisão do PDE para 2031 prevê o incremento do setor nuclear com leilões no curto prazo.

Usinas nucleares do Brasil

O Brasil tem duas usinas nucleares em funcionamento, Angra 1 e Angra 2, responsáveis pela produção de 3% da energia consumida no país.

Angra 1 entrou em operação comercial em 1985 e, Angra 2, em 2001.

A construção de uma terceira usina, Angra 3, foi iniciada há 36 anos e paralisada diversas vezes. Agora, a previsão é que Angra 3 seja concluída em 2026 e adicione 1,4 GW ao sistema elétrico brasileiro.

Around Paraty, Brazil 2018 247.jpg
Parque Nuclear Brasileiro em Angra dos Reis (RJ). Fonte: Mike Pee/via Wikimedia Commons.

De acordo com o Plano Nacional de Energia 2050, publicado no ano passado, o Brasil espera ter uma capacidade instalada de energia nuclear entre 8 GW e 10 GW nas próximas três décadas. O volume inclui a energia gerada por Angra 3 e pela nova usina anunciada recentemente.

O ministro vem, nos últimos anos, destacando uma série de desafios enfrentados pelo setor nuclear nacional, que passa por reestruturação. Entre eles, estão o aprimoramento da legislação, para atrair investimentos privados, inclusive na mineração de urânio; conclusão das obras de Angra 3, até 2026; e a extensão da vida útil de operação de Angra 1 por mais 20 anos.

Por um lado, incidentes nucleares, como o de Fukushima, no Japão, e Chernobyl, na Ucrânia, colocaram em dúvida a segurança desse tipo de operação para a geração de energia. Países da Europa, como a Alemanha, vêm desativando suas usinas nucleares num esforço de “limpar” a matriz energética.

No entanto, de outro lado, executivos do setor dizem que, no Brasil, a nova usina poderia ser usada para dar fôlego aos reservatórios das hidrelétricas, sobretudo, em momentos de escassez hídrica, como a deste ano.

Fontes:

Governo planeja construir nova usina nuclear no Brasil até 2031. TechMundo. 8 de novembro, 2021.

Ministro Bento Albuquerque diz que Brasil terá nova usina nuclear. InfoMoney. 8 de novembro, 2021.

Imagem de capa: Rodrigo Soldon, CC BY 2.0 https://creativecommons.org/licenses/by/2.0, via Wikimedia Commons

Deixe uma resposta