Brasil lança primeira bateria para carros a base de nióbio

1024 0

Uma parceria entre a Volkswagen e a CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), está desenvolvendo baterias à base de nióbio para veículos elétricos.

A tecnologia é 100% brasileira, e pertence à Volkswagen e à Toshiba.

De acordo com a CBMM, a ciência por trás das novas baterias é resultado de mais de três anos de pesquisa e desenvolvimento.

O nióbio

O Brasil é o maior detentor de nióbio do mundo, com cerca de 90% das reservas em terras brasileiras.

Esse material, um elemento químico classificado como metal de transição, é muito utilizado nas ligas metálicas, em especial na produção de aços especiais utilizados em tubos de gasodutos, para aumentar a resistência mecânica ao aço.

Além disso, a estabilidade térmica das superligas que contêm nióbio o torna importante na produção de motores de aeroplanos, na propulsão de foguetes e em vários materiais supercondutores.

Amostras de ferronióbio: liga metálica confere maior resistência ao aço. Fonte: Léo Ramos Chave/RevistaFapesp.

O Brasil vem investindo em pesquisas sobre as características do nióbio, em universidades como a USP, UNESP e da UFRJ, visando a aplicabilidade em supercondutores, na geração e transmissão de energia elétrica, no sistema de transporte e na mineração, sendo amplamente empregados na construção de equipamentos químicos, mecânicos, aeronáuticos, biomédicos e nucleares.

Bateria com nióbio

Segundo a Volkswagen, o início das operações com as baterias à base de nióbio será dedicado a ônibus elétricos, fabricados pela própria empresa.

Isso porque o grande diferencial da bateria com esse metal é a recarga rápida, que, segundo a CBMM, leva cerca de 6 minutos.

Dessa forma, esses utilitários maiores que contam com trajetos programados, como os ônibus, necessitam de carregamento rápido e serão os primeiros a receber a tecnologia.

Ainda segundo o anúncio, a Toshiba já está em desenvolvimento das novas células de bateria à base de nióbio, que devem ficar prontas até dezembro deste ano.

Fontes:

Brasileiros avançam rumo às superligas de nióbio. Inovação Tecnológica. 2013.

Brasil lança bateria à base de nióbio com tecnologia que recarrega carros elétricos em até 6 minutos. Click Petróleo e Gás. Outubro, 2021.

Brasil apresenta bateria de nióbio que permite recarga rápida de carros elétricos. Diário do Nordeste. Outubro, 2021.

Deixe uma resposta