Alemanha testa estradas com cabos aéreos para alimentar caminhões elétricos

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O Departamento de Transporte do Reino Unido contratou um consórcio para estudar a viabilidade de caminhões elétricos alimentados por cabos aéreos.

A ideia é testar como a alimentação de trens e bondes urbanos funcionaria para caminhões que percorrem longas distâncias.

O grupo de estudos é chefiado pela Costain engenharia, e inclui empresas como Scania e Siemens Mobility.

Recentemente, tem crescido o debate sobre como tornar a indústria de caminhões livre de emissões gases do efeito estufa, e se baterias ou células de combustível de hidrogênio são a melhor maneira de ligar motores elétricos em veículos grandes como caminhões.

De acordo com o governo do Reino Unido, o transporte rodoviário foi responsável por 27% das emissões de gases de efeito estufa em 2019. Além disso, só os veículos pesados ​​de mercadorias foram responsáveis ​​por 18% das emissões do transporte rodoviário.

Como funciona o sistema

A proposta é um criar um sistema de estradas elétricas, que aproveitaria a tecnologia “eHighway” da Siemens Mobility, com linhas aéreas fornecendo eletricidade aos caminhões.

De acordo com a Siemens Mobility, ao usar a eHighway, “os caminhões podem operar totalmente eletricamente e ao mesmo tempo carregar suas baterias sem usar combustível”.

E o sistema é relativamente simples.

A Siemens adaptou equipamentos que são usados ​​há décadas para conduzir trens e bondes urbanos.

The system is energy efficient because it delivers power directly from the electrical grid to a truck’s motors.
Caminhão e cabos superiores. Fonte: Felix Schmitt/The New York Times.
A view of the overhead wiring as seen from the driver's cab.
A visão da fiação aérea vista da cabine do motorista. Fonte: Felix Schmitt/The New York Times.

Por enquanto, os cabos aéreos custam cerca de 2,5 milhões de euros por quilômetro.

Até agora, os trechos da rodovia equipados com cabos aéreos na Alemanha são curtos – cerca de cinco quilômetros em ambas as direções perto da cidade de Frankfurt.

O objetivo deles é testar o desempenho do sistema no uso diário por empresas de caminhões reais que transportam mercadorias reais.

Até o final do ano, mais de 20 caminhões usarão os sistemas na Alemanha.

O Ministério do Meio Ambiente da Alemanha, que está financiando as três rodovias eletrificadas, está comparando os resultados com estudos de caminhões usando células de combustível de hidrogênio e caminhões usando baterias. O objetivo é que em três ou quatro anos o governo decida sobre qual tecnologia apoiar.

Fontes:

Jack Ewing. What if Highways Were Electric? Germany Is Testing the Idea. NewYorkTimes. Em: nytimes.com/2021/08/03/business/electric-trucks-catenary-wire.html.

UK to study using overhead wires to power long-haul trucks. CBCN. Em: cnbc.com/2021/07/29/uk-to-study-using-overhead-wires-to-power-long-haul-trucks.html.

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