Alemanha terá primeiro edifício do mundo de concreto reforçado com fibra de carbono

955 0

Pesquisadores da Universidade Técnica de Dresden têm trabalhado com o escritório de arquitetura alemão Henn para criar o primeiro edifício de concreto reforçado com fibras de carbono em vez de aço.

Atualmente em construção no campus da universidade TU Dresden, na Alemanha, O Cubo é anunciado como o “primeiro edifício do mundo feito de concreto de carbono”.

A obra terá 220 metros quadrados, e recebeu o nome de Cubo porque é um edifício-teste do projeto de pesquisa “C³ – Composto de Concreto de Carbono”.

Trata-se de um projeto com materiais de construção inovadores e é financiado pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha.

Futuramente, serão instalados laboratórios e salas de eventos no próprio edifício. Mas sua função mais importante é servir como objeto de pesquisa e ilustrar as vantagens de construir com concreto de carbono.

Vantagens frente ao aço

Um reforço de carbono não enferruja, ao contrário do aço normalmente usado.

Como resultado, é extremamente durável. Além disso, a fibra de carbono permite uma arquitetura que de outra forma seria quase impossível de alcançar, como estruturas maleáveis e esteticamente modernas.

Este tipo de concreto recém-desenvolvido oferece a mesma resistência estrutural do concreto reforçado com aço, mas usa muito menos concreto, afirmam os pesquisadores.

Como é produzido

O novo concreto é reforçado com fios de fibra de carbono, que é feito ligando várias fibras de carbono – fios ultrafinos de cristais de carbono quase puros – por meio de um processo de decomposição térmica chamado pirólise.

Esses fios são usados para criar uma malha na qual o concreto é derramado.

A malha inovadora será é usada para construir o telhado de concreto curvo tridimensional do edifício.

Projeto do Cubo. Fonte: Henn Arquitetura.
concreto de carbono 04
Malha de fibra de carbono, ou GRID. Fonte: https://architekturzeitung.com/

Fontes:

Frearson, M. The Cube will be “world’s first building made of carbon concrete”. Revista Dezeen. Em:https://www.dezeen.com/2021/07/30/henn-tu-dresden-carbon-fibre-concrete-building/. Julho, 2021.

Deixe uma resposta