A ponte de concreto impressa em 3D “mais longa do mundo” é erguida na Holanda

1452 2

Uma empresa de engenharia concluiu recentemente a maior ponte impressa em 3D do mundo.

Construída em Nijmegen, na Holanda, a ponte se estende por um canal de 29 metros e foi concluída com uma colaboração entre o Instituto de Tecnologia de Eindhoven (TUE), duas empresas de engenharia e a equipe de planejamento do governo.

A nova ponte ultrapassa em 3 metros a ponte impressa em 3D com recorde anterior da China, e ajuda a demonstrar as vantagens da impressão 3D para designers, engenheiros e governantes.

As impressoras 3D usam muito menos material do que as técnicas de construção tradicionais e oferecem maiores possibilidades criativas para os designers.

A ponte chama a atenção, com pés cônicos esculpidos que lhe conferem a forma de uma lagarta, e poderá ser utilizada por ciclistas.

Essa não é a única ponte da Holanda totalmente impressa em 3D. Em Amsterdã, uma passarela com 12 metros de comprimento também foi produzida utilizando um sistema de impressão 3D de metal, e inaugurada em julho desse ano.

O CEO da empresa de impressão responsável, a 3D Weber Benelux, afirmou que a ponte, que foi projetada em um computador e impressa peça por peça antes de ser montada no local, exigia 50% menos material para ser criada, já que a impressora apenas deposita concreto onde é absolutamente necessário para a integridade da estrutura.

Além disso, o molde e o design estarão lá no site Weber Benelux Nijmegen nos próximos anos, o que significa que a ponte pode ser rapidamente comissionada e impressa novamente com apenas pequenos ajustes, uma reprodutibilidade rara em grandes projetos cívicos, e que poderia salvar dezenas de milhares em custos de design, levantamento e consultoria.

Veja imagens a nova ponte totalmente impressa em concreto:

A ponte de concreto para bicicletas impressa em 3D em Nijmegen. Fonte: Município de Nijmegen/TUE divulgação.
Durante o processo de impressão, optou-se por dividir a ponte em partes imprimíveis. Fonte: Michiel van der Kley/TUE divulgação.
A ponte foi impressa camada por camada na impressora 3D de concreto. Fonte: Michiel van der Kley/TUE divulgação.

Fonte:

The ‘World’s Longest’ 3D-Printed Concrete Bridge Erected in The Netherlands. GoodNewsNetwork. Outubro, 2021.

Nijmegen has the longest 3D-printed concrete bicycle bridge in the world. TUE. Setembro, 2021.

2 comments

  1. Essa tecnologia pode nos ajudar no futuro, na verdade já está ajudando e essa matéria e a próva disso!

Deixe uma resposta