3 maneiras de usar QR code na construção

165 0

Os códigos de resposta rápida, ou QR code, já não são mais novidade.

A tecnologia foi criada em 1994, especificamente para ajudar a otimizar a produção de uma empresa japonesa de peças automotivas.

Desde então, o uso do QR code se tornou extremamente popular para pagamentos e outros serviços nos países asiáticos.

No entanto, em países como Estados Unidos e Brasil, até recentemente, o uso do código não era amplamente difundido, mas ganhou muita força durante a pandemia da COVID-19.

Isso porque essa tecnologia é excelente para conectar pessoas e informações rapidamente e sem a necessidade do “toque”, muito evitado em tempos de pandemia.

Como funciona

Podemos dizer que o QR code é um tipo de código de barras, mas que pode conter uma grande quantidade de informações úteis.

Para acessar as informações, um smartphone ou dispositivo semelhante precisa de um leitor de QR (que agora geralmente vem acoplado à câmera do telefone).

Com isso, o código pode ser escaneado e isso abrirá um link para um site onde todas informações acopladas ao código podem ser vistas ou baixadas.

QR code na construção civil

A utilização do QR code nos canteiros de obras começou de fato há cerca de uma década atrás, e vem crescendo principalmente na parte de segurança do trabalho.

Separamos 3 maneiras para ilustrar a aplicabilidade dessa tecnologia nos projetos de engenharia civil.

1. Manual de instruções

O canteiro de obras pode ter vários QR code espalhados ao longo de sua estrutura.

Um QR code fixado em um equipamento pode dar acesso ao manual de instruções e até mesmo a vídeos de segurança sobre como operar adequadamente tal máquina, prevenindo erros e acidentes.

Outro exemplo é a inclusão do QR code em materiais de construção, que podem levar o cliente ao site oficial de manutenção padrão para garantir a qualidade do produto.

2. Informações sobre os trabalhadores

Os QR code podem ser acoplados nas tags de cada funcionário e fornecer informações sobre suas qualificações, certificações e treinamentos.

O código também pode conter dados para verificar a autorização de uso de um equipamento ou processo, de forma fácil e com grande rapidez.

Além disso, utilizando um QR code, a entrada e saída dos funcionários também pode ser monitorada, evitando os antigos cadernos de presença e horários.

3. Atualizações do projeto

Os esquemas e planos mudam constantemente para qualquer equipe de construção.

Quando os projetos mudam, acompanhar o layout acabado, o cronograma atualizado, a lista de verificação de materiais e os desenhos da obra pode ser um grande desafio.

O uso do QR code na construção pode encaminhar o funcionário diretamente aos desenhos de engenharia atualizados, permitindo a transferência fácil dos layouts e desenhos esquemáticos mais recentes.

Os códigos podem ser facilmente colocados em pilares e até mesmo em escritórios no local para acesso rápido aos desenhos.

Com as informações precisas e atualizadas, você terá mais confiança para tomar decisões rapidamente com raciocínio claro.

Os códigos QR dizem exatamente o que você precisa saber principalmente nos momentos mais críticos, e podem ser excelentes para melhorar a gestão completa do canteiro de obras.

Deixe uma resposta